#siga AQUI

Home Arte e Espetáculo Coletivo Guaçuí em Cena abre temporada do espetáculo “A Pedra da Lua”

Coletivo Guaçuí em Cena abre temporada do espetáculo “A Pedra da Lua”

Coletivo Guaçuí em Cena abre temporada do espetáculo “A Pedra da Lua”

O Coletivo Guaçuí em Cena começou, nesta quinta-feira (8), uma série de 10 apresentações do espetáculo “A pedra da Lua: A lenda das Icamiabas” para alunos das escolas municipais e estaduais de Guaçuí, projeto aprovado no edital 026/2019 de coletivos juvenis –  interações estéticas da Secretaria de Estado do Espírito Santo (Secult/ES).

A proposta inicial do projeto era atingir cinco escolas e um total de 2600 alunos, no entanto, devido à pandemia do Covid 19 que impôs muitas restrições, o espetáculo será apresentado para uma plateia reduzida, de 5º e 6º anos, em área aberta, com uso de máscaras e distanciamento. Os diretores  dos estabelecimentos de ensino consentiram com as apresentações devido ao risco baixo neste município e ainda o tema do espetáculo estar relacionado aos conteúdos didáticos das turmas envolvidas.

O texto, inspirado nas lendas contadas por José Wlademiro de Carvalho, escritor e historiador, narra as trajetórias de Guaracy e Jacy, separados por mundos diferentes, que no entanto acabam por se esbarrar num portal místico na Serra do Caparaó.  Durante uma excursão ao Pico da Bandeira, Guaracy se perde do guia e se depara com o portal que tem como guardião o turrão Puchirõ, protetor de um reino místico e é nele que vive a princesa Jacy querendo descobrir a sua história.

Continua depois da publicidade

Lendas como da “casa queimada” no Pico da Bandeira, das mulheres guerreiras do Caparaó, da constelação das Três Marias e da serpente guayupiá serão contadas pelo coletivo que vem desde o ano passado se preparando para as dez apresentações.

O líder do coletivo e ator Kaio Serafim está entusiasmado em reencontrar o público e ainda exercer a possibilidade de uma mini temporada. “É um momento de euforia poder voltar aos palcos, mesmo que esse seja em quadras e pátios escolares, e ter esse encontro direto com o público. Será o momento também de experimentar o que temos estudado e ensaiado de forma prática e concreta”, declara.

No elenco e técnica estão Kaio Serafim, Lucas Almeida, Rafaela Carvalho, Breenda Martins, Luiz Carlos Nascimento, Rainne Medeiros e Matheus Soares. O diretor convidado é Carlos Ola e a cenografia é de João Batista de Moraes. As apresentações acontecem até o dia 27 de julho em seis escolas deste município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avaliação
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui