Frutas, hortaliças e raízes do outono

    Ainda falta um mês para o fim do outono. A estação de clima frio e seco é ideal para alguns tipos de frutas, hortaliças e raízes. Há vantagem em consumir ingredientes sazonais, são mais saborosos, nutritivos e mais baratos.

    Continua depois da publicidade

     

    Frutas

    Abacate: sua polpa cremosa, verde-amarelada, assemelha- se a um creme amanteigado, sendo basicamente constituída por ácidos graxos não saturados e concentrando apenas 70% de água em sua composição, o que é pouco em comparação com a maioria das frutas.

    É um ingrediente versátil que pode ser usado em receitas doces e salgadas.

    Caqui: o fruto verde é rico em tanino, o maduro não apresenta acidez e é rico em amido, açúcares, sais minerais e vitaminas A e C.

    Pode ser usado no preparo de sucos, pastas e geleias.

    Jaca: a polpa, consumida “in natura”, possui boa quantidade de proteínas e vitamina A. Se processada, compõe doces, sucos e licores. As sementes são ricas em amido, podem ser consumidas assadas e, quando moídas, produzem farinha utilizada no preparo de biscoitos e doces.

    Laranja-Lima: a principal característica da fruta é a grande quantidade de vitamina C. Com a casca pode-se fazer doces e licores.

     

    Hortaliças

    Abóbora: os frutos são ricos em vitaminas A e do complexo B, cálcio e fósforo.

    As sementes também podem ser torradas e consumidas como aperitivo. Elas podem conter até 50% de óleo e 35% de proteína, sendo consideradas como suplemento proteico.

    O óleo da semente de abóbora vem tendo ampla aceitação, não só como óleo comestível, mas como produto antioxidante. As brotações das folhas podem ser consumidas refogadas, conhecidas por “cambuquira”.

    Almeirão: fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro. O almeirão pode substituir hortaliças como a couve, o espinafre e a chicória, no preparo de pratos quentes ou em saladas.

    Também pode ser preparado com feijão, arroz, grão-de-bico, soja, lentilha e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches.

    Chuchu: Fonte de potássio e vitaminas A, B1 e C, além de refogado e ensopado, pode-se preparar frito à milanesa (em fatias e após breve cozimento), suflês, tortas e saladas frias.

    É também usado para dar ponto a alguns pratos salgados e doces, como o de goiaba e marmelo, devido à presença de pectina.

     

    Tubérculos, raízes e cereais

    Batata-Doce: tem alto valor energético, ou seja, é rica em carboidratos. Também fornece quantidades razoáveis de vitaminas A e C e algumas do complexo B.

    É mais calórica que a batata-inglesa devido ao seu menor teor de água. A polpa é utilizada em diversos pratos, como purês, doces, bolos e cremes. As folhas ou brotos podem ser consumidos refogados, empanados ou em sopas, o sabor lembra o espinafre. A batata-doce pode ser cozida também com casca.

    Cenoura: fonte de vitaminas A, B, C, K, e sais minerais como ferro, potássio, cálcio, e magnésio. As folhas também podem ser consumidas em saladas, molhos ou refogados.

    Inhame: rico em carboidratos, amido, vitaminas do complexo B e minerais. Possui baixo teor de gorduras e é reconhecido pelas propriedades depurativas do sangue. Pode ser consumido cozido, assado, em pirão, sopas, cremes, pães, bolos, biscoitos, panquecas e tortas, além de substituir a batata em vários pratos.

    Milho-Verde: rico em carboidratos, fonte de óleo e fibras. Pode ser comprado na espiga, com ou sem palha. Os grãos devem estar bem desenvolvidos e macios. A palha deve estar com aspecto fresco e bem verde.

    É muito apreciado no Brasil, cozido ou assado na espiga, na forma de pamonha, curau e mingau. Mas pode ser preparado também em pratos salgados, como sopas, cremes, suflês, pães, refogado com temperos, como recheio para bolinhos, farofas e saladas.

    Como sobremesa, pode ser usado em bolo, sorvete, cozido com mel, pudim e creme. O milho novinho, ainda em formação, ou seja, o sabuguinho, pode ser preparado com carne, em sopas e cozidos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Avaliação
    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui