Mesa Posta e suas cores no Natal

    Você já parou para pensar de onde vieram e o que significam as cores do Natal? Estamos tão acostumados com o vermelho, verde, branco e dourado que dificilmente paramos para refletir quais foram as inspirações para elas nessa data festiva.

    Continua depois da publicidade

    A origem da data se deu em festas pagãs da antiguidade quando os romanos celebravam a chegada do Inverno. Para cultivar o Deus Sol, eram realizadas festividades, na busca pela renovação. Foi apenas a partir do século IV, que aconteceu a consolidação do Cristianismo e a data se tornou oficialmente o Natal do Senhor.

     

    Vermelho
    O vermelho é a cor vibrante da comemoração. Simboliza a vitalidade, a força de vontade e a conquista. Religiosamente, representa o sangue de Jesus Cristo e a caridade.

     

    Dourado
    Representa a presença do divino, luz e sol. Além disso, simboliza o ouro, que foi dado de presente por um dos Três Reis Magos. O dourado sempre apareceu nas árvores de Natal também com a estrela, que guiou o caminho dos magos pelo deserto.

     

    Verde
    O verde é a esperança, a natureza, a espiritualidade. É também a cor que representa a juventude. Ele é comumente associado ao crescimento e à renovação. Na antiguidade, as pessoas usavam ramos de pinheiro, azevinho e hera – plantas que não perdem as folhas durante o Inverno – para enfeitar a casa nos meses frios e escuros do ano. O verde no Natal é um símbolo de esperança, resistência e resiliência. E hoje aparece não só nas folhagens de guirlandas e na árvore, como também em bolas e enfeites

     

    Branco
    Essa cor já possui um significado bastante conhecido: a paz. Remete à pureza. Nos países do Hemisfério Norte, a época do Natal coincide com o Inverno, período em que neva em diversos países. Portanto, a cor simboliza também a estação do ano. O branco representa a neve e o frio, e também a pureza e a inocência.

    É um símbolo de renascimento. No Catolicismo, significa a vinda da luz de Cristo para o mundo. Quando a gente sabe o significado das cores, decorar a casa para o Natal ganha um novo sentido, não acham?

    Eu particularmente amo essa data e comemoro todo ano, enfeito a casa, colocamos as luzes. Acredito que esse ano, o natal terá um significado diferente. Além de ter um significado diferente para mim, com a chegada da minha filha Beatriz, acredito que para o mundo, por conta da pandemia, que nos trouxe tanta reflexão.

    E vocês, adoram também o Natal?

    Grande abraço e até semana que vem!

    Com carinho, Lílian Nobre

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Avaliação
    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui