Mudanças de atitudes para salvar o planeta

    Mudanças de atitudes para salvar o planeta

    Uma antiga fonte de preocupação em todo o planeta voltou à tona em todos os canais e veículos de comunicação do mundo: o aquecimento global. As mudanças climáticas causadas pelos seres humanos são irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta, aponta o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) publicado no início deste mês de agosto.

    Continua depois da publicidade

    O assustador é que a consciência em torno do problema tenha se formado tão recentemente. Segundo o cientista inglês, James Lovelock, já em 2040 a Terra se tornará um planeta praticamente sem condições de abrigar vida humana. Cerca de 80% da humanidade desaparecerá antes do final deste século e os 20% restantes protagonizarão formidáveis correntes migratórias para o Ártico.

    Em “Uma Verdade Inconveniente” (An Inconvenient Truth), o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. O filme é a documentação de uma palestra sobre o aquecimento global, conduzida com grande habilidade por Al Gore.

    “Uma Verdade Inconveniente” desperta a consciência para a iminência da extinção da raça humana, que até bem recentemente os cientistas só esperavam para os próximos milhares de anos. Mostra que a qualidade de nossa vida no planeta vai piorar na semana que vem, e no próximo ano, e todos os dias. Este é um consenso científico.

    Ao término do filme fica aquele sentimento… “O que eu estou fazendo com o nosso planeta?”.

     

    + DICAS

    PARANÓIA

    Kale está sob prisão domiciliar. Ele vive jogando videogame, vendo TV e espionando as pessoas pela janela do seu quarto. Um dos seus alvos é Ashley, sua linda vizinha que logo torna-se sua amiga e, para sua surpresa, também se interessa em espionar a vida alheia. Até que um dia eles passam a desconfiar que um dos vizinhos é na verdade um assassino.

     

    O SOL É PARA TODOS

    1932 em Macomb, no Alabama. Nesta época Tom Robinson, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.

     

    ELEFANTE

    Um dia comum na vida de estudantes de uma escola secundária de Portland, nos Estados Unidos. Enquanto a maior parte está engajada em atividades cotidianas, dois alunos esperam a chegada de uma metralhadora semi-automática. Munidos de um arsenal de outras armas que vinham colecionando, os dois partem para a escola, onde serão protagonistas de uma tragédia.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Avaliação
    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui