Só tem vinho brasileiro aqui?

    Esse foi o comentário de um cliente após ler a carta de vinho, cuidadosamente preparada com uma seleção com cerca de 75 rótulos do Rio Grande do Sul. Ele levantou e foi embora. E tá tudo bem! Esse caso aconteceu há poucos dias atrás, no ano que o Brasil alcançou marca histórica de produção e consumo.

    Continua depois da publicidade

    O preconceito é o pior inimigo do vinho nacional. O brasileiro ainda tem a cultura de achar que tudo que é importado é melhor. Mas isso está mudando, a safra de 2020 foi considerada a Safra das Safras e isso tem ligação direta do investimento em todo o setor nos últimos 10 anos. O aperfeiçoamento da mão-de-obra foi fundamento para o avanço do setor, como também o surgimento de novas regiões vitivinícolas e o plantio de mais espécies o que abriu um leque de opções atingindo mais consumidores.

    A pandemia e o aumento do preço do dólar foram fatores cruciais para o crescimento das vendas e consequentemente também do consumo de vinhos nacionais. As redes sociais tiveram papel fundamental na disseminação de informações. Vinícolas, Importadoras, lojas de vinhos e restaurantes e todo profissional, seja ele um vendedor, sommelier ou qualquer pessoas que esta em contato direta ou indiretamente com o consumidor tiveram que se reinventaram durante a quarentena. Nunca se viu tanta Live, Degustações Virtuais, Kit Degustação, feiras e cursos on-line sobre vinhos. Tudo isso ajudou aquecer o mercado.

    Daqui pra frente o mercado só tende a crescer, o espumante brasileiro já ganhou destaque internacional pela sua qualidade e o vinho tinto segue a mesma linha. Quanto mais velha uma videira melhor o vinho, os vinhedos brasileiro em geral ainda são jovens. O tempo vai fazer o trabalho dele e avanço da tecnologia vai dar um empurrão.

    Dê oportunidade ao vinho brasileiro. Há 1 ano um cliente italiano chegou no meu restaurante e disse: “Eu não acredito que não tem vinho brasileiro aqui”. Desde então eu passei a investir em vinhos brasileiros.

    4 COMENTÁRIOS

    1. Parabéns pela iniciativa e por esta coluna! Você é um formador de opinião com conhecimento de causa e bom discernimento. Viva o vinho brasileiro e seus dedicados profissionais!

    2. Meu amigo, fiquei encantado com o texto e coragem. Parabéns! Eu sou natural de Cachoeiro e preciso visitar mais a cidade. Agora mais um motivo para voltar a frequentar a cidade alem de rever amigos: Conhecer o seu restaurante e sua carta de vinhos. Fiquei deveras curioso. Segue meu Whatsapp para futuro contato: (27) 98115-6877, Polonini. Parabéns novamente e viva o vinho brasileiro!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Avaliação
    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui