Home Destaque Festa da Penha começa com atrações diárias e mais de 50h de programação

Festa da Penha começa com atrações diárias e mais de 50h de programação

A Festa da Penha 2021, totalmente virtual e interativa, começou neste domingo (4). A organização divulgou as atrações diárias do evento, que terá mais de 50 horas de programação com missas, orações e canais abertos de conversa com o público, além da presença de artistas locais dentro do Programa Salve Mãe das Alegrias. O evento será transmitido pelas redes sociais do Convento da Penha e também por veículos parceiros.

Continua depois da publicidade

Diariamente, às 12 horas, o público será convidado a uma grande corrente de oração através do Terço Franciscano, que será transmitido ao vivo nas redes do Convento da Penha. As missas do Oitavário acontecem às 16h, até o próximo domingo (11). Já a Missa de Encerramento da Festa será na segunda (12), às 17 horas. Na noite de sábado (11), será realizada a já esperada Romaria das Famílias, com peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha pelas ruas da Grande Vitória. O percurso não está sendo divulgado previamente para evitar aglomerações, mas haverá transmissão pelas redes sociais do Convento.

Já o Programa Salve Mãe das Alegrias, que foi ao ar pela primeira vez no ano passado, nesta edição estará com um estúdio novo, de vidro, mais leve e moderno. Com apresentação diária realizada por freis e padres, a atração terá muitas orações pelas intenções dos fiéis que participarem ao vivo da programação nas redes e nas mensagens enviadas ao programa. Também terá murais virtuais de fotos enviadas pelo público.

As atrações culturais também estão garantidas no programa, com artistas católicos e também de outras vertentes musicais, como pop, samba e MPB. A banda sertaneja católica Fé Maior irá encerrar as atrações, na segunda, dia 12. Um dos artistas convidados é o instrumentista Elias Belmiro, que teve sua história de talento e superação contada na mídia local e nacional. Ele estará presente na segunda-feira (5).

A decisão de apostar nas plataformas digitais teve início no ano passado e foi mantido esse ano devido ao aumento de casos de Covid durante a pandemia e em apoio às orientações das autoridades de saúde. “É um momento que precisamos de oração e de um olhar cauteloso para com nós mesmos e nossos irmãos. Acreditamos no desejo do capixaba em manifestar seu carinho à padroeira do Estado”, disse Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento.

No ano passado o evento virtual teve mais de 1,3 milhão de interações apenas nas redes sociais do Convento da Penha. A intenção é que o número de participações seja superado este ano. “Fizemos e continuamos a fazer História, mas sem abrir mão das nossas responsabilidades com a saúde da população”, diz o frade.

A Festa da Penha é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha. Tem o patrocínio do Banestes; Cesan; Instituto Cultural Vale; e ArcelorMittal. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha, Prefeitura de Vitória e Governo do Estado do Espírito Santo.

 

Romaria das Famílias terá três horas de duração

Prevista para a noite de sábado (11), a segunda edição da Romaria das Famílias já é um evento esperado pelos capixabas. Ela terá três horas de duração, nas quais a Imagem de Nossa Senhora da Penha irá percorrer várias ruas da Grande Vitória. Todo trajeto será transmitido pelas redes sociais do Convento da Penha.

“É mais uma adaptação da edição da Festa da Penha desse ano, que precisou ser toda online dado o contexto mais crítico da pandemia que estamos sofrendo no nosso Estado e no País. Vamos repetir a experiência do ano passado, que foi um sucesso. Em termos de números, o alcance pelas redes sociais foi surpreendente, ultrapassando a expectativa da Comissão Organizadora”, diz o padre Renato Criste, da Comissão Organizadora da Festa.

A Romaria das Famílias acontece no mesmo dia em que aconteceria a tradicional Romaria dos Homens. A intenção é marcar a data e despertar na lembrança afetiva dos romeiros esta tradição dos capixabas. “Ela irá percorrer, neste ano, um trajeto mais curto, porém, muito conhecido e significativo. Não podemos promover aglomeração de pessoas, por isso, a decisão na escolha do formato e do percurso”, destaca o padre.

Ele ressalta ainda que a saída da imagem do Convento para percorrer algumas avenidas, associado ao tema da festa, “Vosso olhar a nós volvei”, ganha um significado maior.  “O olhar da Mãe que está sempre atenta às necessidades e sofrimentos dos seus filhos. Nesse momento todos nós precisamos sentir amparo e proteção. Maria volta o seu doce olhar sobre o povo capixaba, não como quem assiste de longe, na condição de expectadora ou como quem vê de cima da multidão, mas com muita proximidade como quem olha nos nossos olhos e vem caminhar conosco. Acreditamos que este gesto de fé e amor trará um pouco de alívio e serenidade para o povo capixaba”, avalia.

 

Programação da Festa da Penha 451 anos: virtual e interativa

Segunda-Feira (5)

06h – Bênção do dia (TV Gazeta)

12h – Terço/Consagração

16h – Missa Segundo Dia Oitavário – (Pe. Anderson Teixeira, área pastoral Vila Velha)

18h – Programa Salve Mãe das Alegrias – participação do instrumentista Elias Belmiro

20h – Missa Segundo Dia Oitavário (Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese São Mateus)

 

Terça-Feira (6)

06h – Bênção do dia (TV Gazeta)

12h – Terço/Consagração

16h – Missa Terceiro Dia Oitavário (Pe. Ronaldo e Pe. Hadeleon, área pastoral Cariacica-Viana)

18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Manfredo

20h – Missa Terceiro Dia Oitavário (Dom Luiz Fernando Lisboa – bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim)

 

Quarta-Feira (7)

06h – Bênção do dia (TV Gazeta)

12h – Terço/Consagração

16h – Missa Quarto Dia Oitavário – (Pe. Hermindo e Pe. Pierre, área pastoral Benevente)

18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação do cantor Diego Lyra

20h – Missa Quarto Dia Oitavário (Dom Décio, bispo emérito da diocese de Colatina)

 

Quinta-Feira (8)

06h – Bênção do dia (TV Gazeta)

12h – Terço/Consagração

16h – Missa Quinto Dia Oitavário (Pe. Jones e Pe. Enivaldo, área pastoral Serra-Fundão)

18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, com o cantor Rafael Morais

20h – Missa Quinto Dia Oitavário (Pe. Edgar- Reitor do Seminário da Diocese de Colatina)

 

Sexta-Feira (9)

06h – Bênção do dia (TV Gazeta)

12h – Terço/Consagração

16h – Missa Sexto Dia Oitavário (Pe. Celso e Pe. Osmar, área pastoral Vitória)

18h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da cantora Jenifer

20h – Missa Sexto Dia Oitavário (Pe Jorge Campos – Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo)

 

Sábado (10)

12h – Terço/Consagração

14h – Programa Salve Mãe das Alegrias

16h – Missa Sétimo Dia Oitavário (Pe. Rodrigo – área pastoral serrana)

20h – Romaria das Famílias

 

Domingo (11)

12h – Terço/Consagração

14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda Milícia Celeste

16h – Missa Oitavo Dia Oitavário (Fraternidade Franciscana)

 

Segunda-Feira (12)

12h – Terço/Consagração

14h – Programa Salve Mãe das Alegrias, participação da banda sertaneja católica Fé Maior

17h – Missa de Encerramento – Dom Dario Campos, arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

 

Serviço:

Como participar da Festa da Penha?

– A 451ª Festa da Penha será entre os dias 4 e 12 de abril, com transmissão ao vivo diariamente nas redes sociais do Convento da Penha, sendo eles:

Facebook: /penhaconvento

Instagram: @conventodapenha

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCur6FpU2tk0IDg6NkTBMqog

– Além das redes sociais do Convento da Penha, as Dioceses do Estado, parceiros da imprensa e canais católicos também poderão transmitir algumas atividades da programação do evento, entre eles o site A Gazeta, a Rádio Espírito Santo, TV Educativa, Rádio América e outros.

– Os internautas poderão usar em suas redes sociais as hashtags #ConectadosNaFé e #FestadaPenha2021. Algumas participações poderão ser exibidas no Salve Mãe das Alegrias.

– No Instagram do Convento será disponibilizado dois filtros para os usuários da rede utilizarem.

– Desde sábado (3) um número de telefone estará disponível para um grupo de informes diários sobre a festa e também para receber mensagens do público da festa. Diariamente, os internautas também serão estimulados a postarem fotos nas redes para exibição de um mural virtual de fiéis durante o Salve Mãe das Alegrias.

– No site do Convento da Penha, o internauta poderá “acender” uma vela virtual e escrever suas intenções. Ao longo da programação da Festa da Penha, tanto no programa Salve Mãe das Alegrias quanto nas missas, os apresentadores e celebrantes farão orações pedindo para que Nossa Senhora da Penha interceda pelas intenções ali colocadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Avaliação
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui