Home Gastronomia Colunista dá dicas de cremes e sopas para aquecer as noites frias de inverno

Colunista dá dicas de cremes e sopas para aquecer as noites frias de inverno

O inverno teve início no último dia 20 de junho, as noites frias já tomam conta da região. Temperaturas baixas se tornam tentações para quem gosta de curtir o clima experimentando receitas. Para aquecer o frio, a colunista de gastronomia do AQUINOTICIAS.COM, Suzany Moreira, preparou quatro opções de sopas e cremes fáceis e deliciosos.

Continua depois da publicidade

De acordo com a colunista, há uma diferença entre sopas, caldos e cremes, que de maneira geral, os três tipos mantém o mesmo princípio, porém certos aspectos fazem essa diferenciação dos alimentos.

“As sopas se caracterizam por serem um cozido de vegetais, grãos, carnes, peixes ou mariscos, que podem levar ainda macarrão ou arroz. Diferente dos caldos, que são a base de várias preparações, como risotos, molhos, ensopados e também sopas e cremes. Já os cremes são os mais espessos dos tipos de sopas. Normalmente, leva leite, creme de leite ou queijo, o que deixa a preparação mais cremosa”, explica Suzany.

Ela destaca que apesar de simples de serem feitas, é necessário extremo cuidado durante a preparação, como, por exemplo, para com líquidos quentes no liquidificador. Uma dica é segurar a tampa com um pano, para evitar que o vapor a empurre.

Outra dica importante é sobre o armazenamento dos alimentos. Suzany explica que as sopas podem ser congeladas, mas os cremes, por terem gordura de leite e queijo, é melhor que sejam preparados e servidos na hora.

A colunista escolheu quatro receitas para os leitores do AQUINOTICIAS.COM: sopa de tomate, creme de espinafre, sopa de cenoura com curry e creme de brócolis com couve-flor. Para finalizar, Suzany indica o uso de ervas frescas, sementes, lascas de queijo, um fio de azeite e não pode faltar o pão. Confira as receitas!

Sopa de tomate

Ingredientes:

5 tomates italianos maduros

½ pimentão vermelho

1 cebola

2 dentes de alho

100ml de leite de coco

Azeite

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 220ºC.
  2. Corte ao meio os tomates, o pimentão e retire as sementes. Corte em quatro partes a cebola e o alho.
  3. Coloque em uma assadeira untada com azeite. Tempere com sal, pimenta e regue mais azeite. Asse por cerca de 20 minutos, ou até que estejam macios e levemente tostados.
  4. Retire a pele dos tomates e do pimentão. Bata tudo no liquidificador até a sopa ficar lisa e cremosa. Se preferir, adicione um pouco de água.
  5. Transfira para uma panela, acrescente o leite de coco, e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

 

Creme de espinafre

Ingredientes:

1 maço de espinafre fresco

4 colheres (sopa) de manteiga

½ cebola

½ talo de salsão

2 xícaras (chá) de leite

2 xícaras (chá) água

100g de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Noz-moscada a gosto

 

Modo de preparo:

  1. Leve uma panela ao fogo médio, com a manteiga, cebola e salsão.
  2. Acrescente o espinafre picado e deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente a água e o leite. Tempere com sal e noz-moscada ralada. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que o caldo reduza um pouco.
  3. Transfira para o liquidificador e bata. Acrescente o queijo ralado e sirva.

 

Sopa de cenoura com curry

Ingredientes:

2 cenouras

1 cebola

1 talo de salsão

60ml de leite de coco

1 colher (chá) de curry

1 folha de louro

3 cravos-da-índia

3 grãos de pimenta-do-reino

 

Modo de preparo:

  1. Corte a cenoura e o salsão em pedaços médios. Corte a cebola ao meio; em uma das metades, espete a folha de louro com os cravos.
  2. Coloque em uma panela, a cenoura, salsão, cebola e os grãos de pimenta. Cubra com a água e leve ao fogo alto. Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e coe o caldo numa tigela.
  3. Transfira os pedaços de cenoura e a outra metade da cebola cozida para o liquidificador. Acrescente 2 xícaras (chá) do caldo e bata até ficar liso. Se quiser uma sopa mais líquida, acrescente um pouco mais de caldo.
  4. Volte a sopa para a panela, tempere com o curry e sal. Misture o leite de coco e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

 

* Se sobrar caldo, guarde na geladeira e utilize em outras receitas.

 

Creme de brócolis e couve-flor

Ingredientes:

150g de brócolis

150g de couve-flor

½ alho poró

3 xícaras (chá) de leite

Noz-moscada a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

 

Modo de preparo:

  1. Corte o brócolis, a couve-flor e o alho poró em pedaços pequenos. Coloque em uma panela, cubra com água e deixe cozinhar até que fiquem macios.
  2. Transfira para o liquidificador e bata. Se preferir, retire um pouco da água antes.
  3. Volte o creme para a panela. Acrescente o leite. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Deixe cozinhar até que o creme reduza um pouco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avaliação
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui