Home Destaque Conheça os benefícios de comer canjicão, tradicional comida das festas juninas

Conheça os benefícios de comer canjicão, tradicional comida das festas juninas

Por conta da pandemia do coronavírus, as festas juninas não acontecerão presencialmente este ano. Mas é possível comemorar mesmo em casa. Afinal, como deixar de lado as tradicionais guloseimas? Evitando os exageros, é possível saborear os pratos típicos do festejo. Aliás, alguns são saudáveis. É o caso da canjica.

Continua depois da publicidade

Também conhecido como mugunzá, esse doce possui bons atributos. A canjica é rica em proteínas, fibras, ferro, magnésio, fósforo, além das vitaminas do complexo B. O ácido fólico também está presente.

Tradição

Mas como surgiu essa tradição no Brasil? Acredita-se que a canjica chegou ao Brasil com os escravos. Aliás, esse era um alimento comum nos quilombos e senzalas. Com o tempo, a canjica ganhou novos ingredientes.

O hábito de comer derivados de milho foi difundido com o passar do tempo. Dessa forma, a canjica se popularizou em todo o território nacional.

Ingrediente

Por se tratar de um doce, é preciso consumir o prato com moderação. Durante o preparo, é recomendado substituir o açúcar por alguma opção mais saudável. Outra dica é utilizar o creme de leite light. Além do milho para canjica, a receita tem ainda amendoim, outro ingrediente saudável muito tradicional nas festas juninas.

Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão. Todos os direitos reservados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avaliação
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui