#siga AQUI

Home Saúde & Bem-Estar Cada grupo de alimentos possui uma função para o corpo; conheça alguns deles

Cada grupo de alimentos possui uma função para o corpo; conheça alguns deles

0
Cada grupo de alimentos possui uma função para o corpo; conheça alguns deles

Assim como a prática periódica de atividade física, manter uma alimentação saudável é fundamental para que o organismo trabalhe da melhor forma possível no dia a dia. Além de eliminar do cardápio o excesso de doces e alimentos industrializados, é importante consumir de forma equilibrada alimentos de diferentes grupos, garantindo ao organismo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento.

Os carboidratos, por exemplo, são a primeira fonte de energia do corpo. Por isso, é importante garantir o consumo na quantidade certa de pães integrais e cereais.

As gorduras também possuem um papel importante como fonte de energia. Elas ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K. Além disso, atuam como isolantes térmicos, ou seja, protegem o corpo do frio. Mas atenção: a gordura deve compor, no máximo, 30% do cardápio para não prejudicar a saúde. Pode ser consumida em manteigas, margarinas, maionese, requeijão, queijos e leite integral.

Por sua vez, as proteínas são os alimentos construtores. Elas compõem os tecidos do organismo e ajudam na produção de enzimas e hormônios. Também participam da defesa do corpo na forma de anticorpos. Podem ser encontradas em leite, queijos brancos, ovos, iogurtes, frios como presunto e peito de peru.

Lembre-se ainda de consumir frutas e vegetais, além de beber água para manter o corpo sempre hidratado. Aliás, é muito importante na organização de um cardápio saudável contar com a ajuda de um médico especializado ou um nutricionista.

Júnior Batista
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão. Todos os direitos reservados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avaliação*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui