Meditação é benéfica para a saúde mental durante a quarentena; conheça aplicativos que podem te auxiliar

São tempos difíceis de quarentena, não há como negar. Se nos dissessem que 2020 começaria com o mundo sofrendo uma pandemia de coronavírus, muitos não acreditariam. O isolamento social já é uma realidade em grande parte dos países. Para lidar com situação é preciso cuidar da saúde mental também.

A meditação pode ser vista como uma prática poderosa para combater o estresse numa sociedade onde as pessoas vivem constantemente pressionadas e adoecem por conta de um estilo de vida pouco saudável. Mas seus efeitos e benefícios vão muito além disso. “É uma ferramenta que nos ajuda a conhecer a nossa real natureza, a nossa essência”, afirma Dr José Ruguê, um dos maiores especialistas em Ayurveda no Brasil.

Para entendermos a importância e a potência da prática meditativa para nossa saúde e bem-estar, Dr Ruguê explica a dinâmica do funcionamento da nossa mente com uma metáfora. “Imagine que nossa mente é um lago e que toda a nossa percepção da realidade é compreendida pelo que vemos no reflexo dessas águas. Se elas estiverem limpas e tranquilas, então, a realidade do que está em volta se reflete com perfeição. Mas se começar a ventar, formam-se ondas que vão distorcer muito a nossa percepção. As ondas são os nossos pensamentos”, diz Ruguê.

Continua depois da publicidade

Os pensamentos são fundamentais para podermos viver, trabalhar, aprender e comunicar. Mas quando queremos conhecer a realidade de forma mais neutra, é fundamental acalmar as águas do “lago” da nossa mente, ou seja, diminuir nosso fluxo de pensamentos – que é um dos principais efeitos da meditação. “Quanto mais calma estiver a nossa mente, mais clara é a nossa percepção da realidade”, afirma.

Pensando na Saúde & Bem-Estar, o GUIA A separou dicas e aplicativos para você meditar e relaxar durante o isolamento para combater as doenças que podem atingir a sua saúde mental, causadas pelo novo Coronavírus (Covid-19).

 

5 minutos

Esse app propõe um período curto porém intenso e de qualidade para a prática diária de meditação: 5 minutos, como o próprio nome sugere. Oferecendo trilha sonora e sugestões de posições para postura e respiração, o app permite que o horário de meditação seja também agendado.

 

Aura

Personalizado, o Aura oferece questionários sobre a rotina, os níveis de estresse e ansiedade de cada usuário. A partir dos resultados é que as técnicas e os objetivos são determinados pelo app – que também pode enviar mensagens positivas ao longo do dia.

 

Medite.se

Dirigido por professores especializados em meditação, o Medite.se oferece a possibilidade dos áudios serem baixados para que os usuários possam escutar mesmo sem internet. De visual e funcionalidade simples, o app é uma ótima opção para quem não quer gastar nada e meditar.

 

Zen

Disponível em inglês, português e espanhol, o Zen é um app pago: por R$ 119,99 por ano, com período de teste de 7 dias, o app oferece um programa de 21 dias a partir de áudios curtos. Zen oferece também mantras, áudios de ASMR, sons de natureza, em repertório bastante completo e mais em conta do que outros apps pagos.

 

Headspace

O Headspace é um app ainda mais caro em sua função completa, mas é um dos mais bem avaliados da atualidade. O custo é de R$ 253,15 e ele também oferece um pacote gratuito mais limitado. São 10 minutos de meditação por dia, oferecendo funções diversas para pacotes de 10 a 30 dias combatendo a ansiedade em suas mais variadas reações.

 

Insight Timer

Diferente dos outros apps, o Insight Timer funciona como uma espécie de rede social dos praticantes de meditação – a interação entre usuários é parte fundamental desse aplicativo. São mais de 9 mil áudios guiados, com objetivos variados, como dormir melhor ou começar melhor o dia.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Avaliação*
Por favor digite seu comentário!
Por favor, informe seu nome