Home Variedades Rubem Braga: audiolivro narra infância e juventude do cronista cachoeirense

Rubem Braga: audiolivro narra infância e juventude do cronista cachoeirense

Rubem Braga: audiolivro narra infância e juventude do cronista cachoeirense

O maior cronista brasileiro, o escritor e jornalista cachoeirense Rubem Braga, tem sua infância e juventude narradas no audiolivro “Crônicas do Espírito Santo”, lançado na última semana pelo ator e narrador, João Roncatto.

Continua depois da publicidade

Os textos ácidos e cheios de metáfora do maior cronista do Brasil, Rubem Braga, foram verbalizados pela Tocalivros Studios. A obra na qual o jornalista homenageia seu estado natal, chega ao aplicativo pela voz do ator João Roncatto em uma parceria com a editora Global.

Rubem Braga: audiolivro narra infância e juventude do cronista cachoeirenseAs 52 crônicas reunidas na obra guardam as mais doces lembranças da infância e juventude de Rubem Braga em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo e, também, o olhar amoroso sobre os necessitados e esquecidos. Mescla a indignação do cronista com a defesa pela sua terra de origem, tecidos com o lirismo tão característico do autor.

A produção, de um pouco mais de quatro horas, tem um momento marcante: a crônica “Congo”. Nela, a narração é misturada a uma canção interpretada por Juscelino Filho, por meio das informações do autor e uma pesquisa do cancioneiro popular da região capixaba.

Rubem, carinhosamente apelidado como “Sabiá da Crônica”, popularizou a crônica moderna no Brasil e a elevou a categoria de gênero literário. Trabalhou em importantes redações do país, atuou na comunicação por 62 anos e escreveu mais de 15 mil crônicas até falecer, em 1990, na capital do Rio de Janeiro.

 

Sobre o narrador

João Roncatto é ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma, em 2005. Atuou em diversas peças do circuito alternativo de São Paulo. Atua há 13 anos com o Grupo Ria de teatro montando adaptações de clássicos da literatura universal para o entendimento de vestibulandos. É o interprete do personagem Azedo Azedume da série infantil “Parque Patati Patatá” da Discovery Kids. Também marca presença em diversas campanhas publicitarias na TV e na internet.

 

Rubem Braga (1913-1990)

Foi um escritor e jornalista brasileiro. Tornou-se famoso como cronista de jornais e revistas de grande circulação no país. Foi correspondente de guerra na Itália e Embaixador do Brasil em Marrocos. Publicava suas crônicas aos sábados no jornal O Estado de São Paulo. Foram 62 anos de jornalismo e mais de 15 mil crônicas escritas, que reunia em seus livros. Rubem Braga faleceu, no Rio de Janeiro, no dia 19 de dezembro de 1990.

 

Serviço:

Título: Crônicas do Espírito Santo

Editora: Global Editora

Produção: Tocalivros Studios

Gênero: Literatura brasileira

Autor: Rubem Braga

Narrador: João Roncatto

Formato: Audiolivro

Páginas: 208

Duração: 4h05m48s

Preço: R$ 45 (ou no plano de assinatura ilimitada por R$ 14,90/mês)

Data de Lançamento: 10/09/2021

Link de venda: https://bit.ly/cronicasES

DEIXE UMA RESPOSTA

Avaliação
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui