#siga AQUI

Home Variedades Zezé Motta reflete se 13 de maio ‘é uma data a ser comemorada’

Zezé Motta reflete se 13 de maio ‘é uma data a ser comemorada’

A atriz Zezé Motta usou seu Facebook nesta quarta-feira, 13, em que se completam 122 anos da abolição da escravidão e assinatura da Lei Áurea, para publicar um texto de questionamento: “O 13 de maio é mesmo uma data a ser comemorada?”

“A princesa e seu feito são reverenciados nos livros escolares de história e a data, Dia da Abolição da Escravatura, foi instituída no calendário oficial como algo a ser comemorado. Mas para o movimento negro não há o que festejar”, escreveu.

Na sequência, Zezé motta prosseguiu: “Depois de muita luta das negras e negros do Brasil colônia, como a do Quilombo dos Palmares e a Revolta dos Malês, por exemplo, a Lei Áurea veio, mas veio sem nenhuma reparação moral ou econômica”.

Continua depois da publicidade

“Muitos permaneceram na própria fazenda onde trabalhavam como escravos por não ter para onde ir, outros, largados à própria sorte, passaram a ser marginalizados e discriminados, dando início às mazelas que combatemos até hoje”, continuou.

Por fim, o texto encerra: “13 de maio é mais um dia de resistência e de luta pela igualdade e combate ao racismo”. Ela não informa se é a autora do material, mas dá a entender que o conteúdo já vem de outros anos.

Redação
Estadao Conteudo
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Avaliação
Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui